Design a site like this with WordPress.com
Get started

PISA 2012 – Portugal primeiros resultados

PISA2012_port-imag“Os resultados do PISA 2012 – Programme for International Student Assessment – são apresentados a 3 de dezembro de 2013. Desde 2000 que a OCDE promove esta avaliação dos conhecimentos e das competências dos alunos de 15 anos de países e regiões de todo o mundo, nos domínios da matemática, da leitura e das ciências.

Portugal tem participado em todos os ciclos PISA, tendo feito parte dos 65 países/economias que, em 2012, testaram os seus alunos com o objetivo de obter informações baseadas nos padrões de desempenho estabelecidos pela OCDE que pudessem reverter para a melhoria dos seus sistemas educativos.

A presente nota de leitura é o primeiro documento de um conjunto de publicações cuja finalidade é divulgar os resultados de Portugal no PISA 2012. Nela se enuncia uma síntese dos resultados do desempenho dos alunos, quer através das pontuações globais quer através de níveis de proficiência, que mostra o que estes sabem e são capazes de fazer nos domínios da matemática, da leitura e das ciências. Nesta mesma nota, procede-se a uma análise temporal das tendências dos resultados e a uma comparação internacional dos resultados obtidos pelos alunos das várias economias participantes. Os resultados em matemática são objeto de uma apresentação mais detalhada, que inclui a diferenciação por áreas de conteúdo e por processos cognitivos.

No seu todo, o conjunto de publicações sobre os resultados de Portugal reportará o desempenho dos alunos nos três domínios, em termos globais e por áreas específicas da matemática, enunciará tendências, estabelecerá relações entre desempenho e fatores socioeconómicos, como medida da equidade dos sistemas educativos, analisará a relação entre o empenho, a atitude e a motivação dos alunos e o seu desempenho, assim como o papel que as escolas e as famílias podem ter no incentivo à aprendizagem. Procurará ainda descrever como o desempenho dos alunos está associado a certas características das escolas e dos sistemas educativos. Assim, pretende-se produzir um relatório nacional fascicular, simultaneamente abrangente e aprofundado, de modo a refletir a natureza variada dos resultados gerados pelas avaliações PISA, mas também de modo a permitir análises mais detalhadas desses resultados.”

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

“No PISA 2012 participaram 65 países /economias – 34 países membros da OCDE e 31 países /economias parceiros da OCDE.

O PISA avalia os desempenhos de alunos com 15 anos nos domínios da Matemática, Leitura e Ciências, sendo a Matemática o domínio principal avaliado em 2012. Esta é a segunda vez que a Matemática é avaliada como domínio principal desde a 1.ª edição do Programa, em 2000, tendo já sido domínio principal em 2003.

Na avaliação PISA, a OCDE utiliza uma escala com média de 500 pontos e desvio-padrão de 100 pontos, tendo como referencial os desempenhos dos países da OCDE.

Em todos os domínios avaliados no ciclo de 2012, Xangai-China registou os melhores desempenhos no conjunto dos 65 países/economias participantes, alcançando 613 pontos em Matemática; 570 pontos em Leitura e 580 pontos em Ciências.

Os sete países/economias com melhores pontuações a Matemática são asiáticos – Xangai-China, Singapura (573 pontos); Hong-Kong-China (561 pontos); Taipé Chinês (560 pontos); Coreia do Sul (554 pontos); Macau-China (538 pontos); Japão (536 pontos).

Portugal obteve 487 pontos na escala da Matemática, representando uma progressão de 21 pontos relativamente ao resultado alcançado em 2003 – ano em que a Matemática também foi domínio principal. Esta pontuação coloca Portugal, pela primeira vez, desde o início do Programa, na média da OCDE.

Os países europeus que registaram melhores pontuações a Matemática foram: o Liechtenstein (535 pontos); a Suíça (531 pontos); a Holanda (523 pontos); a Estónia (521 pontos) e a Finlândia (519 pontos).

No domínio da Leitura Portugal alcançou 488 pontos, sendo a média dos países da OCDE neste domínio de 496 pontos.

No domínio das Ciências Portugal alcançou 489 ponto, sendo a média dos países da OCDE neste domínio de 501 pontos.

A Finlândia, a Estónia e a Polónia são os três países europeus que alcançaram a melhor pontuação nos três domínios em simultâneo.

Na distribuição de resultados por níveis de proficiência na escala da matemática, Portugal regista resultados muito positivos ao diminuir a percentagem de alunos que ocupam os níveis de proficiência mais elementares (low performers), e ao aumentar a percentagem de alunos que alcançam os níveis de proficiência mais exigentes (top performers). Portugal, juntamente com a Polónia e a Itália, são os três países que participaram no PISA 2012 que simultaneamente reduziram a percentagem de low performers e aumentaram a percentagem de top performers.

Xangai-China é a economia que apresenta a maior percentagem de alunos top performers a Matemática – 55% dos alunos alcançam os níveis de proficiência mais elevados (níveis 5 e 6 ).

Na avaliação dos conteúdos matemáticos (Espaço e Forma; Mudança e Relações, Quantidade e Incerteza) Portugal regista melhorias consideráveis, comparativamente com o ciclo de 2003. Os resultados obtidos no conteúdo matemático Espaço e Forma (491 pontos) colocam Portugal na média da OCDE.”

PORTUGAL
PRIMEIROS RESULTADOS
EDIÇÃO : DEZEMBRO 2013
© PROJAVI

Ver: DOCUMENTOS

Advertisement
%d bloggers like this: